Situada no Centro-Oeste de Minas Gerais, região do Alto São Francisco. A região onde a unidade está localizada se destaca pela grande concentração de cavernas e sítios arqueológicos, além de abrigar grande diversidade de aves em seus fragmentos de mata primária e lagoas cársticas, como tuiuiús, colhereiros, maçaricos…
Criada como Reserva Biológica pelo Decreto n°16.580 de 23 de setembro de 1974. A categoria foi alterada para Estação Ecológica pelo Decreto n° 37.826 de 14 de março de 1996. O principal objetivo da unidade é preservar os ambientes naturais da região cárstica de Arcos-Doresópolis-Pains caracterizada pelos afloramentos rochosos que compõe a sua paisagem natural, seu acervo espeleológico, arqueológico, paleontológico e grande diversidade biológica.
Centro de Educação Ambiental, conhecido como “museu do Corumbá” pelos populares; abriga grande acervo histórico da região, com peças paleontológicas e arqueológicas. O local também é utilizado para atividades de educação ambiental. A Estação possui estrutura para recebimento e hospedagem de pesquisadores.
https://www.wikiparques.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Ecol%C3%B3gica_de_Corumb%C3%A1 Plano de manejo da Estação Ecológica Estadual de Corumbá